quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estado de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Otacílio Costa
Secretaria da Educação
Escola Básica Municipal “ Nossa Senhora de Fátima”
Anos Finais do Ensino Fundamental – 7ª série
Disciplinas Envolvidas: Arte, Ed. Física, En. Religioso, Português, Língua Estrangeira/Inglês, História, Geografia, matemática e Ciências.

Atividade de Aprendizagem : Merreca bônus
Objetivo: Desenvolver o hábito de estudar, trabalhar em grupo e respeitar o espaço do outro.
Problemática: O que poderia nos motivar à  levar os estudos mais a sério?
Conceitos desenvolvidos:
Produção cultural, cultura, gesto, meio biótico e abiótico, corporeidade/movimento, território,ser humano,diversidade das práticas, espaço/tempo,sociedade,texto,textualidade,intertextualidade,numerarsi irracionais e reais, numerais complexos, estatísticas,
Desenvolvimento:
Planejamento  com os professores do Ensino Fundamental  anos finais,   sugestão das merrecas que seria  uma espécie de bônus para os alunos, que   receberiam quando  executassem com proveito as atividades, tarefas e atitudes, ou perderiam  quando deixassem de executá-las . Baseado no   vídeo do Fantástico.
 Modelos de bônus criado pela equipe da escola.











Ações e Operações:
Foi distribuída na sala e entregue para todos os professores a tabela e algumas merrecas ( bônus), a maior parte ficou combinado que  a Professora Pedagoga Simone que acompanha a turma em todas as disciplinas, desenvolvendo um trabalho de apoio pedagógico, seria a tesoureira.
A  tabela foi  criada nas aulas de matemática  com  professor Valmir auxiliado pela professora Simone e suporte pedagógico Scheila, na tabela está a identificação  da quantidade que vale para merecer ou perder a merreca.  Exemplo: para sair da sala, mesmo para ir ao banheiro deve ser pago, percebemos que os alunos na maior parte pedem para ir ao banheiro, apenas para passear, neste sentido eles tem que ter bônus. Algumas saídas da sala custam mais caras.
Percebemos que os alunos avançaram principalmente nas tarefas, atividades em sala e na ajuda com os colegas em sala de aula para ganhar mais bônus.
Avaliação:
Vamos avaliar junto aos professores no conselho de classe do 2º bimestre se a atividade foi positiva e auxiliou na responsabilidade com a aprendizagem, pois esta era a problemática encontrada.


ALUNOS TRABALHANDO EM EQUIPE




VEJA A TABELA:


DÉBITOS
Valor (-)
CRÉDITOS
Valor de bônus
Banheiro
-0,50
Tarefas
0,50
Secretária
-0,50
Os 15 primeiros a terminar ativid.
1,00
Conversar com alguém lá fora
-1,50
Entrega de trabalhos no dia combinado
1,50
Não prestar atenção na explicação
-1,50
Ajudar os colegas na sala
2,00
Jogar bolinha de papel
-1,00


Brigar dentro da sala
-2,00


Brincar lá fora
-5,00


Sala de informática
-5,00


Falta de respeito
1,00







0 comentários:

Postar um comentário